vinho com pizza: como harmonizar?

Como harmonizar vinho com pizza?

A pizza é perfeita para harmonizar com vinhos, principalmente com os tintos. Isso acontece porque a massa da pizza e o molho de tomate harmonizam muito bem com esse estilo de vinho. Porém, existem muitas opções de recheios que permitem diversas combinações.

Dicas rápidas para harmonizar bem com pizza:

• Pizza leve com vinho leve, menos encorpado.
• Pizza com mais gordura e sal, vinho com mais acidez.
• Pizza apimentada com vinho menos tânico.
• Pizzas doces com vinhos mais doces, licorosos.
• Pizzas com muitos ingredientes e complexidade de sabor, vinhos com médio corpo e taninos macios.

Qual vinho escolher para cada sabor de pizza?

Pizza Marguerita: Sangiovese, Alfrocheiro Chardonnay ou Merlot
Pizza Quatro Queijos: Chardonnay, Pinot Noir, Cabernet Sauvignon ou Merlot.
Pizza de calabresa: Cabernet Sauvignon.
Pizza de Pepperoni: Cabernet Sauvignon, Riesling ou Chianti.
Pizza de Bacon com milho (Corn Bacon): Chardonnay
Pizza Portuguesa: Merlot ou Jerez
Pizza de Frango com catupiry ou requeijão: Vinho Rosé ou um Pinot Noir.
Pizza de Atum: Vinho Rosé
Pizza vegetariana: Pinot Grigio, Sauvignon Blanc ou Chianti
Pizza de Cogumelos: Sangiovese, Pinot Noir, Merlot, Carménère ou Bordeaux.
Pizza de banana com canela: Vinho do Porto, Espumante Moscatel ou Asti.
Pizza de Chocolate: Tokaji, Sauterne ou Vinho do Porto.
Pizza de Chocolate Branco com Morango: Espumante Moscatel ou Pinot Noir.

Quer entender melhor sobre cada harmonização?

Pizza Marguerita: Vinho tinto seco harmoniza com a leveza da Marguerita. Sangiovese tem estrutura e acidez para “quebrar” gordura do queijo e acompanhar as notas frutadas do tomate e herbáceas do manjericão. A uva Alfrocheiro combina bem com o manjericão também. Já as uvas Chardonnay e Merlot produzem vinhos com alta acidez e poucos taninos que ajudam a amenizar o sal e a gordura encontrada no queijo.

Pizza Quatro Queijos: É uma pizza não muito intensa, mas com muita gordura e sal. Sendo assim, deve procurar justamente por vinhos com alta acidez e poucos taninos. O ideal é o Chardonnay ou Pinot Noir para amenizar o sal e a gordura. O Cabernet Sauvignon ou o Merlot, tem aroma de frutas cítricas, que aliviará o forte cheiro do queijo.

Pizza de calabresa: Pizzas com embutidos, precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu. Um Cabernet Sauvignon se encaixa perfeitamente nesse caso, as notas aromáticas, que rementem a frutas e ervas, proporcionam uma ótima opção, considerando também que os taninos firmes do vinho, ajudam a limpar o paladar.

Pizza de Pepperoni: O pepperoni também é um embutido que combina com uvas mais intensas. Porém é apimentado e o ideal é optar por vinhos menos alcoólicos e com taninos macios como o Cabernet Sauvignon Chileno. Se for muito apimentado, a melhor opção é um vinho levemente adocicado e ácido como o Riesling ou Chianti. O segredo é evitar taninos acentuados em sabores mais apimentados.

Pizza de Bacon com milho (Corn Bacon): Nessa pizza o bacon que prevalece, com todo o seu poder salgado e defumado. A carne de porco, ao contrário do que muita gente pensa, não é tão pesada assim. Vai harmonizar bem com um vinho leve e a sugestão é a Chardonnay, com taninos menos aflorados e mais acida para “quebrar” a gordura do bacon.

Pizza Portuguesa: Mussarela, presunto, cebola, ovos cozidos. Tem uma complexidade de sabor e quando isso acontece, as melhores opções são vinhos com médio corpo e taninos macios, como os elaborados com a uva Merlot. O ovo é um dos maiores desafios das harmonizações e o Jerez é um dos principais vinhos capazes de harmonizar com ovo, e ainda conversar super bem com o presunto.

Pizza de Frango com catupiry: De um lado a gordura e corpo do queijo, de outro, a delicadeza do frango, pois é uma carne branca. Desta forma, um vinho de corpo leve e boa acidez são duas características que acompanham os dois. A sugestão é um rosé ou um Pinot Noir. Essa harmonização pode ser feita para a Pizza de Palmito com Catupiry e a Pizza de Brócolis com Catupiry, também é válido para o requeijão no lugar do catupiry.

Pizza de Atum: O atum tem sabor forte e não é muito leve, principalmente em uma pizza. Ele fica pesado demais para um vinho branco, mas um tinto também pode passar facilmente por cima de seus sabores. Então a melhor opção é o meio termo: um vinho rosé, com corpo e estrutura de um tinto, mas notas frescas de um branco.

Pizza vegetariana: Esta pizza pede leveza e frescor, neutralidade e delicadeza. Pinot Grigio ou um Sauvignon Blanc que é leve e tem notas herbáceas vão harmonizar muito bem. Se quiser um tinto, o Chianti, combina com alimentos não muito pesados.

Pizza de Cogumelos: O indicado para Shimeji, Shitaki, Champignon e outros cogumelos frescos é optar por vinhos que contenham uvas com aromas terrosos, mais rústicos, taninos macios e “redondos” ao paladar para o sabor do cogumelo se sobressair. Sangiovese ,Pinot Noir, Merlot ou Carménère são ótimas opções. Se for uma ocasião bem especial, pode até apostar em um Bordeaux.

Pizza de banana com canela: Pizzas doces pedem vinhos também mais doces, então a dica é harmonizar com um vinho de sobremesa, um Vinho do Porto (do tipo Ruby, que é mais doce, mais frutada e menos complexa) ou os espumantes do tipo Moscatel ou Asti.

Pizza de Chocolate: Ao falarmos de uma pizza cujo protagonista é o tão amado chocolate, não devemos deixar de lado os rótulos mais licorosos como o Tokaji ou Sauterne que oferece um paladar adocicado, acidez equilibrada e aromas complexos de frutas e mel. Será um contraste ótimo com o doce feito à base de cacau. Vinho do Porto do tipo Ruby também combina, além de ter a capacidade de limpar a untuosidade do chocolate.

Pizza de Chocolate Branco com Morango: Espumante do tipo Moscatel irá combinar, pois traz boa acidez, nuances de amêndoas e frutas. A Pinot Noir também harmoniza por trazer uma riqueza de aromas e sabores de frutas vermelhas e negras.

button onclick="window.sendAdoptCommand('open')">Mostrar Aviso Mostrar Aviso
0

Carrinho