Vinho combina com carnaval? Claro! 🙂
São tantas atrações no carnaval, bloquinhos nas ruas, desfiles de escolas de samba, bailes, festas, viagens, maratonas de filmes, reunião com amigos, etc. Para cada ocasião tem sim um vinho certo, segue nossas dicas:
Vai curtir o carnaval na rua?
Escolha rótulos fáceis de beber, com baixo teor alcoólico e refrescantes. Não esqueça de beber bastante água também, assim você aproveitará mais a folia com a companhia de um bom vinho. As melhores opções são vinhos brancos, rosés e tintos delicados com corpo mais leve, aromas e sabores delicados. Optar também por um vinho que não possui muitos taninos para não secar tanto a boca. Pelo fato de serem mais leves, podem ser servido um pouco mais frios. Pinot Noir, Grenache, Chardonnay, Sauvignon Blanc.
Não é indicado levar garrafas de vidro para rua, o que fazer? A tendência agora é o vinho Bag In Box, ou seja, vinhos embalados em caixa com capacidade para 3 a 5 litros. Além de manter a qualidade e transportar de forma segura, você terá estoque por um bom tempo de folia.
Vai fazer maratona de filmes e séries?
Se a sua escolha para aproveitar o feriadão é colocar as séries e filmes em dia, que tal vinhos que harmonizam com pipoca? A opção ideal é um Chardonnay, mas claro você pode harmonizar com os temperos. Sabores de queijo e bacon, por exemplo, combinam bem com um Cabernet Sauvignon. Prefere pipoca doce? Então escolha vinhos de sobremesa, como um Tokaji.
Vai fazer folia em casa com os amigos?
Se você quer fazer aquele churrasco, aproveite, pois harmoniza muito bem com o vinho. O sal e gordura são responsáveis por isso, então nossa sugestão são uvas com teor alto de acidez, que ajudam a cortar a gordura, como Cabernet Sauvignon. Você pode optar também por rosés ou, até mesmo, espumantes também ajudam nessa harmonização além de serem refrescantes em dias quentes. O Malbec que é uma uva com bastante tanino é indicado para cortes suculentos e fibrosos, como bife ancho e contrafilé. Já vinho branco harmoniza com carne branca e até mesmo com o pão de alho.
Quer apostar nos petiscos? Vinho e petiscos é o match perfeito. A indicação continua a mesma para petiscos com mais sal e gordura, como carnes e queijos, harmonize com vinhos tintos com alto teor de acidez, como Cabernet Sauvignon, Merlot e Carménère. Se for um petisco mais magro como frutos do mar e peixes, o ideal é harmonizar com um vinho branco, como Chardonnay. Nessa lista de petiscos entra também vegetais, queijos macios e leves, como ricota, muçarela, coalho e brie. As frituras harmonizam muito bem com espumantes.